Programa

Programa 2018-2019

São disponibilizados 4 níveis:  Iniciação, Elementar, Intermédio e Avançado

Para cada um dos níveis, o curso tem uma duração de 40 semanas, com uma aula de 2H30 por semana, o que perfaz um total de 100 horas anuais.

O curso proporciona a todos os alunos a oportunidade de irem contactando com a cultura, costumes e tradições do Japão, no decorrer do processo de aprendizagem da língua.

Os alunos terão ainda ocasião de participar em workshops, a terem lugar na sala de aula, sobre actividades da cultura tradicional japonesa.

As aulas de todos os níveis são leccionadas pela professora Yosoi Toda.

Nível Iniciação

Neste nível os alunos estudam expressões e estruturas de frases simples e modelos de frases básicas.

Expressão e compreensão oral

Aprender a comunicar sobre aspectos básicos da vida quotidiana, tais como:  apresentar-se e perguntar a alguém o nome e o que faz; falar sobre a família e os amigos; ir às compras, ao restaurante e ao correio; aceitar, recusar e fazer convites; perguntar e indicar onde se encontram as coisas; falar sobre viagens e acontecimentos passados; pedir e dar autorização; dar razões para fazer ou não fazer alguma coisa; descrever o que as pessoas têm vestido e como é a sua figura.

Compreender e reagir apropriadamente, em interacção com outras pessoas, a saudações, instruções e perguntas simples.

Compreensão escrita

Ler os caracteres silábicos hiragana e katakana e cerca de 80 kanji (caracteres da língua japonesa com origem em caracteres chineses).

Entender textos simples e curtos acerca de aspectos relacionados com a vida quotidiana:  necessidades imediatas, assuntos pessoais, lugares conhecidos, passatempos, trabalho, etc.

Expressão escrita

Escrever hiragana, katakana e cerca de 80 kanji.

Preencher impressos com dados pessoais e escrever frases curtas e cartas muito simples de interesse pessoal ou sobre assuntos conhecidos.

Livros de texto:

Genki-1 (2ª edição), The Japan Times

Workbook Genki-1 (2ª edição), The Japan Times

Outros

 

Nível Elementar

Neste nível os alunos estudam estruturas de frases e modelos de frases de nível mais elevado (frases compostas e complexas).

Expressão e compreensão oral

Expressar oralmente, de forma limitada, opiniões sobre temas culturais/ideias mais abstractas, ou dar conselhos em área que se conhece.

Comunicar sobre outros temas relacionados com a vida quotidiana, tais como:  planear um passeio ou um encontro; falar sobre meios de transporte e tempo necessário; fazer reservas num agente de viagens; falar sobre o que se fez nas férias; descrever sintomas de doença; usar o telefone; fazer planos para o futuro; apresentar e convidar amigos; explicar sobre pessoas ou coisas, em pormenor.

Compreender instruções e anúncios públicos.

Compreensão escrita

Ler um total de cerca de 200 kanji.

Entender frases mais complexas e textos com maior grau de dificuldade, consistindo em informação de carácter geral, contida em artigos.

Expressão escrita

Escrever cerca de 200 kanji.

Escrever peças de informação simples e curtas, tais como cartas pessoais e mensagens, bem como elaborar textos sobre tópicos que sejam familiares.

Livros de texto:

Genki-1 (2ª edição) e Genki-2 (2ª edição), The Japan Times

Workbook Genki-1 (2ª edição) e Workbook Genki-2 (2ª edição), The Japan Times

Outros

 

Nível Intermédio

Os alunos aprendem o japonês pré-avançado, que se caracteriza não apenas por estruturas com frases progressivamente mais complexas, mas também por discursos estilisticamente variados.

Espressão e compreensão oral

Comunicar, fazendo uso dos diferentes níveis de cortesia da língua japonesa.

Exprimir sentimentos de gratidão, desculpa e arrependimento.  Comunicar sobre tópicos, tais como:  explicar sobre algo que se tenha perdido; falar sobre expectativas e desejos; descrever coisas e situações; devolver ou trocar artigos comprados; dizer a alguém o que se deseja que faça; explicar sobre algo que se tenha decidido fazer.

Compreensão escrita

Ler um total de cerca de 320 kanji.

Entender razoavelmente textos longos e complexos com o apoio de listas de vocabulário ou de dicionários.

Expressão escrita

Escrever um total de cerca de 320 kanji.

Escrever textos relacionados com assuntos pessoais e profissionais quotidianos, com clareza e precisão razoáveis.

Livros de texto:

Genki-2 (2ª edição), The Japan Times

Workbook Genki-2 (2ª edição), The Japan Times

Outros

 

Nível Avançado

Este nível destina-se também a quem pretender manter ou melhorar o seu já elevado domínio do japonês.

Os alunos tratam com todo o tipo de textos, desde colunas editoriais a relatórios académicos e literários.

Disporão das capacidades de comunicação e fluência necessárias para manter uma conversação num razoavelmente vasto conjunto de tópicos, ou para fazer uma dissertação sobre um tema que lhes seja familiar.

Poderão preparar relatórios e correspondência, tomar apontamentos, de forma precisa, em acções de formação e escrever ensaios.

Livros de texto:

日本語生中継, Kuroshio shuppan

中・上級日本語教科書日本への招待第2版, University of Tokyo Press

Outros